domingo, 23 de agosto de 2009

BACKUP

Você pode perder arquivos excluindo ou substituindo-os acidentalmente por causa de um ataque de vírus ou worm, falha de software ou hardware ou de uma falha total de disco rígido. Para proteger seus arquivos, você pode criar um backup: um conjunto de cópias dos arquivos que estão armazenados em outro local que não o dos arquivos originais. O Windows fornece ferramentas para fazer backup de arquivos, programas e configurações de sistemas.


Tipos de backup
Você deve fazer backup dos seus arquivos pessoais, programas e configurações do sistema. Você também deve criar pontos de restauração para poder restaurar o computador a um estado anterior quando necessário



Você deve fazer backup dos arquivos pessoais, como fotos, música e documentos. Você deve fazer regularmente backup dos arquivos que cria e modifica. Também é uma boa idéia fazer backup dos arquivos antes de fazer alterações no sistema, como adição de novo hardware, atualização de drivers, edição do Registro, ou de fazer grandes alterações no Windows, como instalar um service pack.



Para mais informações sobre o backup de arquivos, consulte Fazer backup dos arquivos.O assistente Fazer Backup de Arquivos está incluído no Windows Vista Home Basic, Windows Vista Home Premium, Windows Vista Business, Windows Vista Enterprise e Windows Vista Ultimate.


Ao configurar seu computador pela primeira vez, crie uma imagem do Backup CompletePC do Windows, que é como fazer um instantâneo dos programas, configurações do sistema e arquivos do computador. Você poderá usar esse backup se o computador falhar. Embora esse tipo de backup inclua arquivos pessoais, é recomendável fazer backup dos arquivos regularmente usando o assistente Fazer Backup de Arquivos. É necessário também atualizar a imagem do Backup CompletePC do Windows a cada seis meses.



É preciso configurar pontos de restauração regulares para que você possa desfazer qualquer configuração que possa tornar seu computador instável, como as atualizações de driver





Métodos de armazenamento de backups


Você pode fazer backup de arquivos para qualquer dos seguintes tipos de armazenamento:

• Discos rígidos (internos ou externos)
• Outros discos removíveis
• DVDs e CDs graváveis
• Locais de rede

Em geral, as três primeiras opções são conhecidas coletivamente como mídia. Você também pode usar um serviço de armazenamento de arquivos baseado na Internet. Para decidir qual opção usar, compare conveniência, preço e facilidade de uso e leve em consideração a quantidade e o tamanho dos arquivos de que deseja fazer backup.

Manter backups em local seguro
Sempre mantenha o armazenamento ou a mídia removível usada para backups (como discos rígidos externos, DVDs ou CDs) em local seguro para impedir que pessoas não autorizadas acessem seus arquivos.


Dispositivos de armazenamento





Discos rígidos internos.
Você pode instalar (ou fazer uma outra pessoa instalar) um segundo disco rígido interno no computador e usá-lo para fazer backup de arquivos. Os discos rígidos são relativamente baratos e não são afetados quando você tem algum problema com o sistema operacional. Você poderá até instalar o disco em outro computador se comprar um novo e continuar usando o disco para backups.
ObservaçãoNunca faça backup dos arquivos em um local no mesmo disco rígido em que o Windows esteja instalado, pois, se o computador for infectado por um vírus ou ocorrer uma falha de software, talvez seja necessário reformatar o disco e reinstalar o Windows para recuperar-se do problema.



Discos rígidos externos.
Se o seu computador tiver uma porta USB, você poderá conectar um disco rígido externo a ele e fazer backup dos arquivos no disco externo. Compre um disco rígido externo com muito espaço para seus backups (um de 200 GB é uma boa escolha). Para proteção máxima, mantenha o disco rígido externo em um local à prova de fogo, separado do computador.




Discos graváveis
Você também pode salvar seus arquivos em DVDs ou CDs. Verifique se os discos são graváveis, o que significa que você pode adicionar, excluir ou alterar seu conteúdo. Se você optar por usar esse método e tiver muitos arquivos dos quais fazer backup, verifique se possui discos suficientes para concluir o trabalho. O Assistente de Backup de Arquivos informa quanto de espaço é necessário toda vez que você faz um backup e recomenda o tipo de mídia a ser usado. Se você rotular os discos com a data e a hora do backup, será mais fácil localizá-los posteriormente. Para proteção máxima, mantenha os discos em um local à prova de fogo, separados do computador.




Locais de rede
Se o computador estiver em rede, você poderá fazer backup em um local da rede. Verifique se você tem as permissões corretas para a rede e se os outros usuários não poderão acessar seu backup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário