quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

Curso de Pós-Graduação em Redes –CEFET-MT
Sistemas Operacionais
Aluno:
Cesar E. Moura Junior

Maio-2006

Lançamento

•Outubro de 2.001 ( nome de código Whistler) -NT 5.1
•A sigla XPderiva da palavra eXPerience



NOVA INTERFACE (abandono da antiga forma acinzentada)
Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. A partir deste Windows, surgiu uma nova interface, abandonando o antigo formato 3D acinzentado

Características
O Sistema Operacional Windows XP3Visão Geral dos Sistemas operacionais Modernos Windows XP e 2000Arquitetura simplificada do windows XP

Características

ARQUIVO DE SISTEMA FAT32 (File Allocation Table)
Basicamente éuma estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados no HD (problema => inconsistência e desperdício de espaço) o FAT apresenta algumas limitações, principalmente no quesito segurança.




O Sistema Operacional Windows XP

Características



ARQUIVO DE SISTEMA NTFS (New Tecnology File System)
Objetivos da idealização do NTFS estavam o fornecimento de um sistema de arquivos flexível, adaptável, altamente seguro e confiável, melhor aproveitamento do HD.
A criação do NTFS deu-se devido principalmente preocupação quanto àsegurança, capacidade e confiança, utilizado inicialmente no Windows NT. (New Tecnology)
Seu projeto foi baseado nas análises das necessidades do novo sistema operacional, mas seus conceitos funcionais foram "herdados" do sistema de arquivos HPFS (HighPerformance FileSystem). => OS/2.



Características


ESTABILIDADE
Unir a estabilidade e segurança do Windows 2000, que évoltado ao ambiente corporativo, aos recursos de multimídia e interatividade do WindowsMillennium, com seu foco no uso doméstico.
A exemplo do Windows 2000, os programas não têm acesso aokernel(núcleo) do código do sistema operacional. Ou seja, se um software trava, o funcionamento do Windows XP não éprejudicado.

CaracterísticasItemWindows 95/98Windows XP/2000Sistema totalmente 32bits?Não Sim SegurançaNão Sim Mapeamento de arquivos protegidosNão Sim Plug and Play Não SimSuporta multiprocessadorNão Sim Suporta sistemas de arquivo FAT32?Sim Opcional Suporta sistemas de arquivo NTFS?Não SimAPI WIN32NãoSimO Sistema Operacional Windows XP7Algumas diferenças entre o Win98 e WinXP/2000



Características


Como endereçar 4GB para SO 32bits –a utilização do 4GT(Gigabyte Tunning )
O 4-Gigabyte Tunnig(também conhecido como 4GT,memory tunningou /3GB) éuma das tecnologias que permitem aumentar a quantidade de memória disponível para aplicações User Mode( Modo Usuário ).
O PAE (Physical Address Extensions ) usa das instruções contidas no processador, éuma extensão dobarramentode endereços de memória, para o acesso direto aos endereços acima de 4GB.

Obs: 4GT éutilizado nas versões WindowsServer2003 Datacenter Edition de 32bits permitem o endereçamento de até37bits, ou seja, 128GB em hardwares que suportem este limite.

Um comentário: